MODELCIÊNCIAS é o Portal do projeto 'Modelagem Computacional Semiquantitativa e Quantitativa na Educação em Ciências' do PSPPG - Plano Sul de Pesquisa e Pós Graduação do CNPq. É um empreendimento, financiado pelo CNPq, que consiste na implantação da formação de professores à distância tendo como referencial o Aprendizado Exploratório de Ciências através da modelagem computacional.

São parceiros no desenvolvimento do trabalho os professores Arion de Castro Kurtz dos Santos, da FURG, coordenador geral, com seu grupo de pesquisa, e os coordenadores locais, com seus grupos de pesquisa: Laércio Ferracioli, da UFES, Fábio Ferrentini Sampaio e José Francisco Dias da Fonseca, da UFPEL.

Também colaboram com o projeto a professora Virginia Maria Machado, da FURG e o professor João Carlos Torres Vianna da UFPEL.

A filosofia de construção deste Portal tem como base o artigo  Aprendizagem Exploratória em Ciência Através da Educação à Distância de Laércio Ferracioli.

A dinâmica geral da proposta

Nossa proposta possui as dimensões de pesquisa e de aperfeiçoamento de professores através da modelagem computacional.

Como recursos financeiros do CNPq adquirimos um servidor profissional COMPAQ onde está localizado este Portal. Ainda deveremos adquirir microcomputadores que deverão ser distribuídos entre as instituições da REDE, em nosso caso particular FURG e UFPEL. Através da interação entre os demais pesquisadores da REDE deveremos desenvolver e aperfeiçoar os cursos virtuais, e com a interação pesquisadores-professores da rede de ensino, em cursos de aperfeiçoamento virtuais e presenciais, que agora estamos oferecendo a comunidade, pretendemos disponibilizar os materiais desenvolvidos. O resultado da interação com os professores da rede de ensino permitirá aos pesquisadores participantes da REDE a realização de pesquisas sobre o Aprendizado Exploratório de Ciências.


Fundamentação Teórica do Projeto

Desde 1992 nosso grupo tem se dedicado,  dentro do projeto PROFECOMP, ao trabalho com a Dinâmica de Sistemas tendo como base o desafio de levar aos alunos do ensino fundamental, médio e superior os princípios dessa área. Nossa preocupação tem sido predominantemente educativa. Ao longo de nosso trabalho vários produtos foram gerados.

Nossa fundamentação teórica tem sido baseada nos Fundamentos Psicológicos da Modelagem, na Modelagem Semiquantitativa   (com VISQ e LINKIT), na Modelagem Quantitativa (com STELLA) e na Modelagem em nível de Objetos (com AUTOCEL-RCO).